sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dó Ré Mi Fá...


Muito Boa Noite! E como já foi citado em textos anteriores, a comunicação está totalmente ligada a sociedade. Seja por meio de imagens, fala, textos,
sons...Enfim, ela está presente no cotidiano das pessoas. E se tem algo que está presente no dia-a-dia das pessoas e é um objeto de comunicação, é a música.

A palavra música significa "arte das musas", e na mitologia grega as musas representavam os seres celestiais, que eram divindades que inspiravam as artes e as ciências.Considerada como arte, ela é utilizada para o simples entretenimento da população, muitas vezes ela se torna uma arma poderosa na forma de transmitir idéias.
Há muito tempo a música tem um poder de interagir com o homem.E seus compositores fazem questão de deixar suas letras mais próximas do público, compondo melodias cada vez mais inspiradoras. Porém, muitas vezes ela é utilizada como forma de protestar algum acontecimento político ou social. E acaba sendo censurada, um exemplo disso foi durante a Ditadura Militar.

Mas geralmente suas letras falam de amor, dor de cotovelo, paixão e sexo.Há também aquelas que não dizem nada, onde seu “conteúdo” se resume em um simples e pegajoso refrão.E mesmo sem “conteúdo” essas músicas acabam fazendo sucesso entre o povo, e isso não deixa de ser uma forma de interação.
A música tem uma certa influência na vida das pessoas, ela pode desapertar vários tipos de sensações no ser humano, como motivação, inspiração, desejo, e há quem diga que ela pode até mesmo curar. Mas isso é um outro assunto, pois o que está em pauta aqui e o poder de comunicação que ela proporciona. Possibilitando as pessoas se relacionarem, trabalhando e vivendo em sociedade com maior interação.

Com entendimento universal, a música atrai vários tipos de pessoas , misturando culturas e povos.Um exemplo citado no post anterior foi a explosão da música Thriller, de Michael Jackson. Com sua combinação de sons ela tem ritmos variados que consegui atingir e relacionar classes diferenciadas ao mesmo tempo.
Hoje em dia a música esta ligada a qualquer veiculo de comunicação, em propagandas, trilhas sonoras de filmes, novelas e programas. Isso sem falar no meio que a tem como principal atração, o rádio.E é por meio dele que nós ouvimos diversas músicas e escolhemos as nossas preferidas.

È certo afirma que a música tem um poder de comunicar, uma forte maneira de interagir, afinal de contas ela está presente diariamente em nossas vidas, e sua evolução e modificação são constantes.Dificilmente há quem não escute pelo menos uma canção durante o dia inteiro. E além de nos fazer refleti e divertir sobre temas mais íntimos ou pessoais, ela tem o poder de influenciar gerações e formar opiniões.E de certa forma chamar atenção da sociedade em letras que questionam a situação do país, como em “Que país é esse?” do grupo Legião Urbana.

Bem, seja com letras intelectuais, românticas, divertidas e questionadoras, com ou sem conteúdo a música tem o poder de unir as pessoas do mundo inteiro. E seus diversos ritmos geram estilos variados e copiados mundialmente.Geralmente algumas canções embalam a vida das pessoas, alguns artistas se tornam ídolos por causa da suas melodias inesquecíveis.
Acredito que cada pessoa tem uma música preferida, aquela que embalou momentos inesquecíveis de sua vida, ou até mesmo que faça lembrar algo.

Agora vamos ouvir minha canção escolhida para esse post: The Wonders,
Tha thing you do...



Por: Tiago Silva

3 comentários:

Wellington Anthony Stringhi disse...

É cara....com certeza todos nós temos uma música que já marcou nossas vidas.

Rodrigo Mendes disse...

A música que marcou a minha vida é a trilha sonora de Tubarão, composta pelo mestre John Williams

Me da um receio quando eu entro na água do mar.

**Rita Lima** disse...

Ahhh Rodrigo... Te contei que eu e minha prima escutávamos a trilha do Tubarão dentro de um quarto escuro, né??? Só pra dar medinho... rssss... Criança é tudo besta!! rsss

Tiaguinhoooo... Demorei pra comentar, né??... Foi mal... É que o bug que tava no blog não me deixava postar nada... Acho que tô com vírus, mas daqui a pouco acho a cura...

Falar de música é complicado, principalmente quando dizemos que tal música marcou determinado momento... Eu pelo menos tenho taaantas e tantas...

Na minha humilde opinião, não existe música ruim... Existem músicas que significam ou não alguma coisa... E se vc tem alguma que você ouça e que te faça pensar (sentir, lembrar, se emocionar, entristecer, se revoltar, refletir, indagar, etc e tal), então a música cumpriu seu papel!

E solta o som aí, DJ... Minha vida só tem ritmo se houver trilha sonora!! rssss