quinta-feira, 22 de maio de 2008

Contra o tempo...


A agitação e a rapidez é constante no mundo, e em todos os meios.E a corrida contra o tempo das tecnologias é evidente...

A comunicação é essencial para a vida das pessoas.O homem se comunica desde dos seus primeiros passos na Terra. E com a evolução dos meios de comunicação, fica mais clara a necessidade que o homem tem em criar e desenvolver novos meios.

Essa velocidade é visível em toda trajetória dos meios de comunicação nos últimos tempos, e somando a necessidade com a capacidade do ser humano, as tecnologias foram se desenvolvendo e se aperfeiçoando. O vídeo cassete por exemplo, foi um grande avanço quando surgiu.Um aparelho capaz de gravar e reproduzir imagens em fitas VHS, que durante anos foi à alegria de muita gente.Anos mais tarde o homem achou que seria possível melhorar tanto a velocidade quanto a qualidade, então foi substituídas as fitas pelos CDS, e os vídeos por DVDS.

Mas se existe algo criado com o a finalidade de ser útil e ágil , e está presente na vida das pessoas, é o computador.
Alguns anos atrás, essa caixa de mil e uma utilidades não era tão acessível e nem popular, seu uso domestico só foi possível algum tempo depois do seu surgimento.Porém, conforme o tempo isso mudou, hoje em dia é um meio que exerce um grande poder no mundo da comunicação. Suas utilidades são diversas, a interação com os outros meios é uma arma que atrai ainda mais as pessoas, adaptando e transmitindo mensagens.

Com essa máquina pode-se conhecer o mundo, trabalhar, estudar, comprar e tudo isso sem sair de casa.Bem, é certo que o ser humano com sua inquietude está sempre criando e evoluindo meios, uma espécie de luta contra o tempo.Onde meios são desenvolvidos com a intenção de poupar o tempo, e armazenar o maior números de vantagens.
Vários veículos de comunicação foram desenvolvidos , substituídos e até mesmo aperfeiçoados, mas o que é visível é a forma alucinante e ágil dos avanços tecnológicos no mundo.

A rapidez do surgimento de novos aparelhos comunicativos é impressionante, e a popularização deles é assustador, em pouco tempo vira mania mundial até o surgimento de outro mais veloz.Um exemplo disso é o Mp3, já tem o Mp4, Ipod, Iphone e daqui algum tempo virá outros.

A busca pela velocidade dos meios é constante, as inovações e evoluções são predominantes, e isso pode “piorar”. Agora é esperar para ver, até que ponto a tecnologia vai avançar e atrair a sociedade nessa luta contra o tempo.

Por: Tiago Silva

2 comentários:

**Rita Lima** disse...

...Nossa, Ti! Só o título do seu post já me chamou a antenção... A expressão "contra o tempo" sempre passa a idéia de algo apressado, urgente, inadiável, prioritário... N'outras vezes, essa expressão passa a idéia de que estamos em luta contra um grandioso inimigo, numa batalha final.... Mas o que seria o tempo nas nossas vidas?? Aliado ou inimigo??
Pra onde será que vamos, com essa velocidade tão alucinante? E que fazemos com o tempo que ganhamos de presente, frente à esses avanços?... É... A facilidade do tempo é como a liberdade: definitivamente, uma faca de dois gumes!
Mas o lado bom dessa papagaiada toda de tempo/tecnologia, é incrivelmente maior. A rapidez da comunicação, da informação, das relações, dos contatos com as pessoas... Enfim, o acesso em tempo "real" à tudo o que nos interessa é muito mais prático hoje em dia.
Cabe aqui dizer uma comparação feita pela Jacque no perfil do orkut dela com a frase "aos amigos, aviso que o orkut ainda não substituiu o telefone"... Realmente, Jacque, o computador não substituiu o telefone, que por sua vez ainda não substituiu o trem, que não substitui a pressa a ansiedade de nos comunicar com o outro da maneira mais pré-histórica possível: estando frente à frente com as pessoas.
Ai ai... Talvez, é apenas para estar na presença do outro que tantas vezes corremos "contra o tempo". rsssss

Márcio disse...

O que será que nos falar correr contra o tempo?