Tudo que podemos imaginar, de fato, está interligado a alguma coisa. Um exemplo está na construção das coisas ou até mesmo na evolução, ou seja, um aparelho celular, que é tão usado hoje, com tanta tecnologia, é uma evolução do aparelho de telefone convencional, que quase todos têm em casa, que conseqüentemente veio do telégrafo e assim por diante. Mas não para por aí, hoje com um pequeno aparelho celular, podemos nos conectar a internet, sintonizar uma estação de rádio ou até mesmo uma emissora de TV e, toda essa inter-relação, é o que chamamos de convergência.
A internet, que antes era tão distante, atualmente está bem próxima, até mesmo das classes sociais mais baixas. A internet é o auge da convergência. Com internet, temos uma biblioteca, supermercado, banco, infinitas lojas on-line para atender as nossas necessidades, podemos, por exemplo, presentear uma pessoa distante sem precisar ir até a ela. Falando de mídia, com internet, temos acesso a TV, a rádio e o jornal. Podemos nos comunicar por e-mail, mensagens instantâneas, telefone, por meio do Skype ou até mesmo, por meio de portais como Orkut.
O Orkut atualmente é “febre mundial”. Muito mais do que se comunicar por meio de mensagens, o Orkut é o espaço para escrever o que pensamos, para fazer a nossa biografia, compartilhar fotos, vídeos, ele é usado até para propaganda.
Virtualmente falando, a convergência também está presente nos meio de comunicação virtual. Na imagem abaixo temos uma conversa, entre um casal, por meio de mensagens no Orkut, mensagem essa bem íntima, pois, relata um acontecimento sobre a vida sexual do casal. Esta mensagem, enviada pela mulher, deveria aparecer somente para o homem, ele, com muita raiva dela, resolveu expor esta mensagem para todos que visualizassem seu perfil e, alguém, para sacanear mais a mulher, “printou” a mensagem e enviou por e-mail para seus amigos, que conseqüentemente mandaram para todos seus amigos, ou seja, utilizaram os meios de comunicação virtual para transformar a discussão do casal em espetáculo.
Obs: clique nas imagens para ampliar
(Imagens recebidas por e-mail)
Certamente, mais do que entender o sentido de convergência virtual, com este caso, relatado acima, quem têm um perfil no Orkut ou em qualquer outro portal do gênero, vai pensar “duas vezes” antes de escrever uma mensagem.
Vilson Oliveira
Um comentário:
O título do seu texto poderia se chamar: ESPETÁCULO VIRTUAL
Eu me perco nesta tecnologia estou aprendendo a "mexer" e "usar e abusar" dela.
Nestes blogs fazemos nosso espetáulo, mas é bom termos cuidado com certas coisas eu tenho o meu orkut, mas tenho muito cuidado com ele!
Postar um comentário