quarta-feira, 9 de abril de 2008

A transmutação dos meios...

Muito boa noite! E aqui estou para dar continuidade aos assuntos abordados no blog, e nesta postagem irei comentar sobre os meios e suas novas formas de traduzir algo.

Atualmente vivemos em uma sociedade de informação, que tem como característica predominante uma forma veloz de transformação tecnológica, além do hibridismo nos meios de comunicação que é cada vez mais freqüente.
A evolução nos meios de comunicação trazem novas formas de traduzir e transmitir as mensagens, dando uma certa liberdade ao tradutor na sua forma de interpretar, por exemplo: Uma obra literária adaptada para um outro veículo (cinema, TV...), nada mais é que a transmutação ou tradução do conteúdo de um meio para o outro, porém trazendo algo novo e com o tradutor colocando sua interpretação.

Com a convergência dos meios de comunicação, a transmutação que é uma migração sígnica de um meio para o outro, tornou-se cada vez mais utilizada na comunicação, obras literárias virando novelas, filmes, peças de teatro, regravações de musicas sendo feitas a todo momento, porém nem sempre essas adaptações são fieis as obras originais, pois deve se levar em conta que a obra está sendo traduzida para um outro veículo, devendo apresentar novas estratégias. Isso acontece muito em traduções literárias para outros meios, pois dificilmente o tradutor segue o roteiro original, acaba acrescentando ou deixando de lado algo.

Grandes sucesso de bilheteria do cinema na maioria das vezes são adaptações de livros, que por sua vez não segue com fidelidade, as novelas também acabam se distanciando da história original do livro, criando novas historias e personagens par ganhar tempo e se manter durante nove meses no ar. Filmes brasileiros como “Cidade de Deus” e “ O Bicho de Sete Cabeças”, são transmutações, foram traduzidos do livro para o cinema, lembrando que toda trasnmutação é uma nova interpretação.

Bem por hoje é só, espero que vocês tenham gostado e continuem acompanhado o blog, que com certeza iremos transmutar ou traduzir ainda muita coisa...até a proxima e... tchau!!!!!

Por: Tiago Silva

Um comentário:

Márcio disse...

Começo a olhar o que vcs estão fazendo.....

Márcio Rodrigo