quinta-feira, 24 de abril de 2008

MAGIA QUE ATRAI...

Seria engraçado dizer que a Nike não vende chuteiras, bolas e material esportivo? Mas, afirmo que é isso mesmo e mais sem medo de errar. Agora vamos as explicações, a propaganda acima é praticamente um filme chamado "A missão" e não simplesmente uma propaganda onde mostram as chuteiras e explicam como são macias. Um outro detalhe interessante é que em nenhum momento aparece o nome NIKE, devido ao grande poder da marca.

Pois bem, a Nike vende o status de ter um produto Nike, confuso não é? Calma a coisa vai ficar clara, o público alvo da marca são homens da adolescência até a idade adulta que gostem de esportes. Todo homem que gosta de esportes já se imaginou como um grande jogador, fazendo grandes lances e levantando torcidas.

Agora juntem esse raciocínio com o conceito de escopofilia (pulsão de tornar o mundo em objeto imagético, erotismo de olhar fixo e curioso – Arlindo Machado) e o conceito de punctum (é o ponto que nos atrai em uma imagem – Roland Barthes) e agora bingo !!!

A Nike brinca com a escopofilia ao tornar os sonhos da maioria dos homens em filme, nos fornece o punctum que varia de acordo com a percepção de cada um mas, que pode ser a grandes jogadas, o cenário etc. E por fim, nos proporciona um belo espetáculo visual que nos enche os olhos.

Engraçado a gente compra um produto Nike pelo que ele representa e não pelo que ele é realmente. Eu estou indo comprar o meu...


Abraço,

Felipe Gomes Lázaro.

5 comentários:

Wellington Anthony Stringhi disse...

Bom texto cara...Foi uma puta sacada...valeu....fffuuuiii.

Rodrigo Mendes disse...

Explosões, robôs, Efeitos especiais etc... mas a nike pode pagar tudo isso né?

Mês passado eu comprei um tênis da Adidas só pra variar um pouco.

Jacqueline Souza disse...

Falar de Nike com certeza é falar de status, claro sempre dependendo muito de pessoa para pessoa.
Acredito que a Nike num todo vende muita ilusão, vale lembrar das acusações que a empresa sofre por trabalho escravo em diversos paises.
A imagem da Nike tem que ser apaixonante, procurando sempre se alinhar ao mundo do esporte e da boa vida geração saúde.
Quem nunca teve ou gostaria de ter um produto da marca Nike??? hein??

Anônimo disse...

Adoooro os comerciais da Nike.

Um excelente texto...
=]

Márcio disse...

"Bola" dominada!

MR