sexta-feira, 4 de abril de 2008

HIBRIDIZAÇÃO NA PRÁTICA




Em 29/08/1958, na cidade de Gary (Indiana - EUA) nascia Michael Joseph Jackson, sétimo filho da família Jackson que ainda teve mais dois filhos. Michael desde cedo já demonstrava talento pois, aos cinco anos de idade já liderava o conjunto Jackson 5, formado por ele e por seus irmãos.

Em 1979, lançou seu primeiro álbum solo “Of the Wall” que surpreendeu a todos com sua mistura de black music e disco, rapidamente se tornou o disco black mais vendido da história, a partir daí o sucesso foi inevitável. Ganhou seu primeiro Grammy e teve quatro músicas deste álbum entre as 10 mais tocadas dos EUA e Reino Unido.

Em 1982, lança seu grande sucesso o álbum Thriller, que até hoje é o álbum mais vendido com 104 milhões de cópias vendidas. Foi um marco tanto na música, como dança, na moda e na televisão. Também venceu o preconceito racial, pois foi o primeiro negro a ter um clipe na MTV (Billy Jean). No lançamento de Thriller apresentou ao público o passo de costas, que ele chamou de "Moonwalk" (algo como "andando na lua").

Depois se seguiram mais três álbuns: Bad (1987), Dangerous (1991) e Invincible (2001), diversas coletâneas, biografia, filme e alguns escândalos também. Esse é Michael Jackson – cantor, compositor, produtor, diretor, dançarino e instrumentista – que inclusive recentemente lançou um álbum em comemoração aos 25 anos de Thriller. Esse é o rei do pop.


Justin Randall Timberlake nasceu 31/01/1981 em Memphis (Tennessee - EUA), teve uma infância tranquila. Em 1993 entrou para Mickey Mouse Club, onde trabalhou com Britney Spears, Christina Aguilera e JC Chasez.

Em 1995 com fim do programa funda o grupo NSYNC, com o amigo JC Chasez, a boy band é um sucesso e por onde passa carrega multidões. Com seus 50 milhões de discos vendidos à banda resolve dar um tempo em 2002 e Justin resolve seguir carreira solo.

Lança dois álbuns: Justified (2002) e FutureSex/LoveSounds (2006), ganha muitos prêmios com suas músicas, se lança como ator, tem várias participações especiais em seus discos e ainda tem a sua própria produtora “JayTee Records”. Esse é Justin Timberlake –


Agora pensemos, porque eu falei tanto sobre esses dois nomes do pop ? Isso é fácil responder, se trata de um caso de pura hibridização afinal, o Srº Justin dança do jeito que dança por causa do tio Michael. Fico até imaginando o pequeno Timberlake olhando os passos de Michael e tentando imitar.

A semelhança não está só na dança mas também nos clipes, repare como Thriller (Michael) e What Goes Around.../...Comes Around (Justin) são parecidos, não no conteúdo mas, ambos parecem filmes são mais que um simples videoclipe, tem uma história. Justin Timberlake é o Michael hibridizado.

Claro que Jackson é e sempre será o Rei do pop, por outro lado Justin desponta como grande sucessor de seu mestre e assim a gente vai vendo que a hibridização está em tudo.


Abraço a todos,

Felipe Gomes Lázaro

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Eu sempre gostei mais do Michael...

Triller é fantástico!!!

Andreza Serra disse...

Bacana seu txt Fe.

Nunca tinha reparado nessa semelhança.

Beijo!!!

**Rita Lima** disse...

...hahaha... O mundo era perfeito quando Michael era preto e Justin era branco... Frase do meu irmão, mas que eu acho que tem tudo a ver!!

No youtube tem um clipe que eles fizeram uma "mescla" de Justin e Michael que tá muito boa!! Depois eu pego o link e mostro pra vcs.

Bju bju!!