É só fechar os olhos e fica fácil lembrar dos lançamentos tecnológicos. Nos anos 80, o sonho de todo garoto era ganhar um Atari e passar horas e horas jogando asteróides e enduro (sessão nostalgia). Não foi diferente com os novos vídeo games que foram surgindo...Master Sistem, Mega Drive e Nintendo, Playstation e Dreamcast, e a coisa foi só evoluindo até chegarmos a guerra do “eu sou o melhor” com as novas plataformas do mercado...Playstation 3, Nintendo Wii e XBOX 360!
Esse exemplo dos vídeo games me permitem tentar mostrar até onde quero chegar. Perceba que se por um acaso você quiser jogar um game de qualquer uma dessas plataformas acima, terá que comprar o aparelho e adquirir o jogo... É mais que obvio né? Acho que não! Já faz algumas semanas que temos falado (e muito) sobre hibridização e convergência, e é mais ou menos sobre isso que gostaria de falar. É só pensar que as mídias se juntam, se cruzam, e é ai que nos deparamos com os tais emuladores que rodam nos bons e velhos computadores (onde se junta tudo)! O que é um emulador? Ok, os emuladores são programas que simulam um vídeo game propriamente dito! Usa-se fita ou Cd nisso aí? Nem um dos dois! Basta fazer o download de um ROM, e jogar! O que é um ROM? ROMs são arquivos que contem os jogos. É tão legal e tão estranho ao mesmo tempo pensar que você pode ter todos os vídeo games no se computador né?!?!?!
Sem dúvidas, os vídeo games podem nos trazer sensações incríveis de prazer, adrenalina, relaxamento e entretenimento! Meu colega Eduardo, parceiro de blog, me disse uma vez que se sente realizado ao pilotar um Ford GT na telinha da Tv com seu PS2, dizendo também que não sabe se um dia terá essa sensação na vida real. Isso ilustra bem a sensação que um vídeo game traz. Eu chego a comparar o vídeo game ao cinema, onde você realiza seus sonhos mais difíceis ou até mesmo impossíveis na vida real. Você pode tudo, como pilotar seu carrão “tunado” à 200km p / hora, no meio de Nova York, ou cair no meio do Vietnã de pára-quedas pronto pra atirar em dezenas de inimigos, ou estar na pele dos maiores craques de futebol do mundo, jogando finais de campeonatos emocionantes... Enfim você viaja ao redor do mundo sem sair do sofá (ou da cadeira do seu computador).
Os jogos evoluíram muito com o passar do tempo e hoje são capazes de simular a vida real com uma fidelidade incrível... E a interatividade não fica fora do papo! Podemos usar nossos computadores e algums vídeo games pra jogar on-line, ou seja, interação total com outros jogadores no mundo todo.
O que falta inventar agora? Sinceramente, tenho dificuldades em imaginar um vídeo game que traga jogos mais reais do que alguns que encontramos por ai. E os computadores, continuarão à fazer essa hibridização toda? Acho que sim, afinal de contas, vídeo game é só uma das dezenas de coisas que o computador é. Agora eu to ansioso pra saber os jogos que o I-Phone vai trazer, e vou ficar confuso ao tentar comparar os gráficos primários do Atari, com os jogos de ultima geração do I-Phone...(é verdade, o I-phone tem jogos também).
Enquanto eu não descubro que sou um avatar de um jogo desses por ai, vou jogando meus joguinhos favoritos. Paro por aqui e volto depois, (esse lance dos games me deu uma nova idéia). Um abraço pra quem leu até aqui e dá uma olhadinha no vídeo que fala sobre a evolução dos games ok...Até logo e HADOUKEN!!!!!
Por: Marcio Lima
5 comentários:
Vixxi, colega diretor eu acho q já tô ficando velho pq eu sou da 5º geração! Meu nintendo 64 tá lá no canto da estante da sala abandonado com o cartucho do Mário Kart 64 nele pq só o meu primo de 7 anos vai lá e joga um pouco.
Mas agora me deu uma vontade louca de jogar... vou la teclar um pouco no botão vermelho do start no verde B, no azul A e no direcional. Eu acho que o A que acelera né? Vou lá já volto... e caso eu lembre do passoword do jogo do Star Wars Episódio 1 Racer (também adoro esse game) eu passo acho q é... RRJABBA. Sim é isso mesmo esse é o código que me fez zerar o jogo, com isso os pdracer nunca explodem e você pode passar pelas curvas perigosas à 1000km/ph e a meio metro do chão numa boa...é muita adrenalina cara! Vou lá jogar até!
O que falta inventar agora? Sinceramente, tenho dificuldades em imaginar um vídeo game que traga jogos mais reais do que alguns que encontramos por ai. E os computadores, continuarão à fazer essa hibridização toda?
....Diga-me você, menino do futuro!! O que vai acontecer em 2028, hein???... Lembro que vc disse que as pessoas sairão das telas nos filmes, e passarão pela sala de casa... E nos games??? rssss.....
Aconteça o que acontecer, ninguém me tira do Tetris!! rsss
Tetris, passatempo pra dias chuvosos e sem energia... quando se tem bateria nos minigames. Não vejo um desses faz tempo!
Também faz tempo que não acaba energia elétrica aqui em casa... e só me sobra a Dóris pra me entreter, lá nela tem um joguinho de Pinbal pq eu não gosto de jogar Paciência...não tenho "paciência" pra isso!
O videogame sçao como simuladores de vôo para os homens de olhar super-excitados como quer Paul Virilio.
Só que nada substituir para mim a sensação de decolar e pousra uma "aeronave de verdade. E o prazer do vôo, onde fica?
hey, vc nao vao acreditar, to super interessada em comecar a jogar video game no pc, queria alguma coisa longa, para eu te q construir dia a pos dia, simulando alguma coisa, tipo casa, moda etc...andei pesquisando na net, e nao encontrei nada, quer dizer, encontrei o blog d vcs! Deixem-me saber, please...
Postar um comentário