terça-feira, 4 de março de 2008

Uga! Uga!...Houston We Have a problem!


Como é bom estar de volta, em mais um trabalho do grupo Brisa! Ano novo, proposta nova, mas a loucura é a mesma (ou pior, quem sabe...). Dessa vez, vamos ligar o liquidificador e misturar tudo...e fazer uma viagem pela comunicação...

Nossos amiguinhos, Felipe e Anderson, comentaram nas postagens anteriores coisas estranhas como hibridização e meios como extensão do homem (Marshall McLuhan) e acho que isso vai render longas e longas postagens. Pois bem, se eu pudesse voltaria no tempo das cavernas, pra tentar entender melhor o que se passava na cabeça do homem naquela época. Mas como não temos máquinas do tempo (ainda), nos conformamos em ver as pinturas rupéstres (aquelas gravuras coloridas pintadas nas paredes das cavernas). Sim, essas pinturas em sua grande maioria representam imagens de animais correndo, homens caçando, possíveis deuses venerados por eles...mas por que a existência desses desenhos? A resposta é simples...Necessidade de se comunicar! Como o homem daquele tempo não dominava a fala ainda, desenvolveu uma forma de transmitir seus pensamentos a outros que pudessem ver seus desenhos...Uma espécie de extensão dos seus sentimentos e da fala ainda não dominada? Pode ser.

Assim o homem seguiu com suas extensões, e até usava tambores para aumentar o volume de suas “mensagens”...Meios de extensão da fala e dos ouvidos! Hahahaha!

Evoluiu, evoluiu...e assim foi criando mais e mais extensões de seu corpo. Pra ficar menos difícil, um exemplo de extensão do homem é o carro! Algo inventado por ele, e que é uma extensão de suas pernas...por que substitui o trabalho de andar, economiza tempo, evita o cansaço entre outros benefícios. Mas o que acontece é que o homem com o passar do tempo foi se tornando um prisioneiro dos seus próprios inventos, por que um homem que se acostuma com o carro, quando o perde, parece que ao invés do carro, o que perdeu foi as pernas! Assunto complicado e bastante complexo né? ...Eu vou parando por aqui, afinal, a galerinha também quer falar! Se comunicar!

Então deixo aqui meu abraço virtual, vem ai mais um maluco com mais uma idéia doida pra escrever...mas tudo bem...até a próxima pessoal!

Por: Marcio Lima

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...

Muito louco seu texto cara! putz adorei... esse assunto ainda vai gerar mais extensões...
falow