segunda-feira, 24 de março de 2008

O Prazer


“Eu mesmo me considero a figura mais poderosa do mundo.”
(Idi Amin)


Esta frase foi dita pelo ex ditador de Uganda Idi Amin para alguns jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada para melhorar a imagem do ditador perante a critica internacional. O ditador se alto proclamou “O Ultimo Rei da Escócia” por conta de seu fascínio pela cultura escocesa. Idi Amin assim como a maioria dos ditadores que este mundo teve o desprazer de conhecer praticava e bem a escopofilia pois o mesmo se sentia muito a vontade com jornalistas ou fazendo discursos inflamados para o povo carente de Uganda, ele sentia prazer em se exibir e ser observado por todos.
Idi Amin foi interpretado nos cinemas pelo ator americano Forest Whitaker com uma atuação”nada menos do que digna de um Oscar (Associated Press) .
Caros amigos do liquidificador psicodélico vocês devem estar se perguntando o que eu quero dizer com tudo isso, bom eu explico. Primeiro citei um dos ditadores mais cruéis que o mundo já teve, responsável pelo genocídio ocorrido em Uganda o senhor Idi Amin que adorava aparecer diante do povo e das câmeras.
Pode –se dizer que ele assim como nós comunicadores praticamos a escopofilia pois nós adoramos aparecer e ser observados isso é natural do ser humano mas em pessoas como nós isso é um pouco exagerado e porque não dizer perigoso .
Escopofilia é nada menos que uma variante do voyeurismo em palavras mais simples o PRAZER algo que o senhor Forest Whitaker com certeza sentiu ao receber a estatueta do Oscar em 2007 por sua atuação soberba em “O Ultimo Rei da Escócia” do diretor Kevin Macdonald( não é a lanchonete em rapaziada se liga!) de qualquer forma vale a pena conferir e se permitir entender o voyeur que a imagem ou se preferir o cinema causa em nós.
Bom eu fico por aqui desejando muito voyeur para todos nós mas na dose certa para que a gente não se perda de nós mesmos, até mais.

Ass; Anderson Prado

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Cara preciso ver esse filme. Todos falam de Hitler mas falam pouco desse genocida, como vc disse.

Todos elogiaram o Forest, preciso alugar essa fita e ver se é verdade. Acho que sim !

gostei do texto , quando o assunto é cinema não tem como eu não gostar.

Wellington Anthony Stringhi disse...

é quando descobrimos que a imagens tem poder e podemos manipular elas...pode ficar pirigoso....valeu ...bom post.