Estava eu pensando no que escrever enquanto brincava com meu filho de sete meses, eis q coloco no canal Discovery Kids para que meu filho se distraísse um pouco, e o engraçado é q foi bem na hora do tal Backyardigans (que meu filho fica louco quando escuta a música de abertura desse desenho).
Enquanto eu observava as expressões de felicidade de meu filho ao ver criaturas bizarras cantando e dançando pude reparar também o enredo do desenho em que as tais criaturinhas criam um mundo imaginário em seu próprio quintal (típica viajem de criança). surgiu um estalo e literalmente brisei no desenho e até achei uma relação com a Aldeia Global de McLuhan (Acredite!).
Do mesmo jeito que as crianças compactam o mundo no seu imaginário a Aldeia Global no conceito de McLuhan tem o princípio de tudo na interligação do mundo, onde todos viveriam em harmonia. Os meios de comunicação fariam o papel de diminuir a distância entre as pessoas, logo isso geraria uma enorme teia de dependência mútua, promovendo a solidariedade, a luta pelos mesmos ideais; pelo menos em teoria é assim que deve funcionar. Só que isso na verdade é uma utopia, pois pelo que se sabe a tecnologia trouxe mais distanciamento entre as pessoas, desigualdades e um série de coisas relacionadas. Sem contar que atualmente vivemos num mundo de enormes diferenças, pluriculturalismo, diferenças sociais, xenofobia , etc. Isso na verdade é totalmente contrário ao que se propunha com a Aldeia Global.
Deixando o lado apocalíptico da "coisa" , a tecnologia nos trouxe grandes avanços,hoje estamos conectados como mundo inteiro instantaneamente e sem estar lá presencialmente, com a velocidade da informação tornando - nos cada vez mais reféns de telefones computadores enfim de forma com que ganhemos tempos para atividades do dia a dia , a grande pergunta é onde tudo isso vai dar? Extensões , hibridizações e extensões de hibridizações ... ufaaaa !!!
A realidade mesmo é que esse processo hibrido-extensionário perdurará enquanto a raça humana tiver sede de modernidade e quebrando as barreiras da ficção e trazendo o imaginário para a realidade.
Bom por enquanto é só e aguardem os novos posts!!!
Diogo Paixão (Fuscão)
quarta-feira, 12 de março de 2008
O mundo inteiro no nosso quintal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Krs... Minha priminha e afilhada de 1 ano também adora os Backyardigans. Achei seu texto bem esclarecedor e a comparação com a aldeia global. Bem pensado.
Cara....Backyardigans....rsrsrs...muito bom....vc com certeza é o mais brisa do grupo Brisa....falow...muito bom o post.
Postar um comentário