Olá pessoal, logo de início, gostaria de deixar uma pequena pergunta aqui...Por que é que não se junta tudo numa coisa só? Tenho certeza que algum doido em algum momento dessa vida já fez essa mesma questão...Será que foi hoje? Não sei... Semana passada? Talvez... Décadas atrás? Pode ser...Mas o importante é que sempre tentamos juntar tudo pra ver no que vai dar. Foi assim que o cinema que você conhece hoje nasceu, isso mesmo, aquela sala escura e gigantesca, super barulhenta que costumamos freqüentar aos fins de semana nem sempre foram tão barulhentas assim...Era tudo muito quieto, afinal era época do cinema mudo onde as pessoas apenas viam as imagens e liam as legendas ao fim da cena, bem diferente dos potentes sons Dolby Digital ou Stereo Surround que temos hoje a nossa disposição. O mais divertido é que é possível fazer uma relação entre essa coisa de nascimento do cinema, hibridização e nós mesmos que sempre estamos aqui postando e postando...
Nós do grupo Brisa, fomos incumbidos no primeiro semestre de 2007 a realizar um projeto radiofônico, elaborando um programa de rádio que fez com que cada um de nós conhecesse melhor esse pedaço tão encantador da comunicação onde tudo é áudio. Ao encararmos o semestre seguinte, nos deparamos com uma nova proposta de trabalho, em que precisaríamos criar um blog e mantê-lo sempre bem apresentável, e confesso que no começo foi estranho, mas quando começamos a escrever, não paramos mais e aqui estamos até hoje...E é ai que me pergunto...Depois do blog e da rádio, o quem vem agora? Imagino que seja algo relacionado a imagens, já que estamos prontos pra aprender a brincar de TV também, assim como fizemos com o rádio.
A grande sacada disso tudo é que agora chegou o momento de juntar tudo que temos nas mãos, ou seja, hibridizar geral! Começamos a fazer links das coisas, e isso pode ser visto claramente quando, num excesso de desejo para que conheçam nosso trabalho, usamos tudo que está a nosso dispor. Primeiramente, pegamos uma maquina digital ou filmadora e começamos a filmar e fotografar todos os momentos de ensaios e erros dos programas de radio que temos que apresentar. Em seguida, é hora de jogar tudo no youtube. O tempo passa e quando percebemos estamos aqui no bom e velho blog, e quando dá vontade, colocamos um link do youtube onde estão nossos vídeos para aquele que está fazendo a leitura do blog possa visualizar sobre o que estamos falando...Ou seja, a pessoa está lendo um blog, que contém um vídeo do youtube que por sua vez trás imagens de um ensaio de programa de radio. Quantas formas de comunicação não acham? Radio, Vídeo, Blog...E o mais engraçado é que não é só isso! Só para se ter uma idéia, a partir de um simples blog, podemos juntar tudo isso que já citei (radio, vídeo, o próprio blog...), a diversas outras coisas como, outros blogs, através de links, podemos colocar podcasts, imagens, fazer ligações a tudo e todos, sendo que tudo é uma grande rede.
Bom, hibridização é isso, convergência de meios, juntar uma coisa com outra coisa para que outra seja criada...E foi assim que o nosso amigo, o cinema cheio de efeitos e sons incríveis surgiu, juntando as imagens (que a propósitos são seqüências absurdas de fotos) com o som (o rádio), e é nessa hora que me coloco a pensar que quanto mais coisas fizermos de hoje em diante, mais material teremos para possivelmente juntar e fazer mais e mais hiBRISAdizações no futuro. Particularmente acho que nem um meio de comunicação vive sem o outro, já que estão direta ou indiretamente interligados ou relacionados de alguma forma. Por isso volto a perguntar...Se é tão incrível fazer essas misturas...Então por que é que não se junta tudo numa coisa só? Acredite, elas estão sempre juntas, por que se prestarmos bem a atenção, o computador que estamos sentados nesse momento é tudo isso junto! Nele você vê vídeos (filmes e Tv), imagem (fotos), ouve música (podendo ser rádios e podcasts inclusive), pode fazer ligações telefônicas através dele, se tiver o programa necessário instalado (telefone), pode-se ler noticias, ou qualquer outra coisa que sai nos meios impressos (jornal e revista)...Etc, etc, etc...A propósito, o que será que o I-Phone nos reserva hein? Quem sabe tudo isso e mais um pouco, afinal, o I-phone é a hibridização que cabe na palma da sua mão!
Hibridizações a parte, não posso terminar esta postagem sem deixar aqui um breve comentário sobre pelo menos uma imagem que me marcou muito no séc. XXI. Tive o prazer de assistir nessa semana, o filme “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” e me surpreendi com a quantidade de imagens apresentadas em formatos de história. Acabei vendo um século de história só com imagens, aliás, o filme é genial e faz a pessoa que assisti refletir e pensar muito sobre muita coisa. Pra mim, apesar de tanta coisa ter acontecido, como o tsunami, a execução de Saddam Hussein, quedas de avião e do todo poderoso Google e seu império que me salta aos olhos sempre que estou no computador, entre outras coisas impressionantes, minha mente vai sempre direto até 11 de setembro quando assisti ao vivo (a milhares de quilômetros de distancia dos EUA, vejam só...) as duas torres do World Trade Center Ruírem numa manhã ensolarada de terça-feira...Imagino que muita gente, assim como eu, tem essa imagem gravada na memória. Associo essas terríveis imagens como representação do século que acaba de começar.
Enfim, falei bastante, mas ainda é só a ponta do iceberg, pois muita coisa interessante, ainda vai rolar aqui no blog então aguarde nossas próximas postagens...
Por: Marcio Lima (Tentando juntar tudo numa coisa só...)
Imagem retirada do site: www.intervir.net
3 comentários:
Como vai , colega diretor, seu texto ficou muito esclarecedor, mas acho que vc quis dizer século XX não? rsrs...
Gostei da palavrinha nova hiBRISAdização. Uma susgestão, não sei se vc já pensou nisto, porque não usar esse nome para a rádio, já que vcs misturam muita coisa na programação. Saquei isto na semana da comunicação. A rádio de vcs não vai vingar? Deveria vcs são ótimos, tem comunicação na véia!
Seu colega diretor2, Rodrigo Mendes
(serei o 2º se for em ordem alfabética! rsrsrs)
Fala Marcio! então realmente as imagens do dia 11 de setembro vão ficar na memória de todo mundo, foi marcante.
Tiago.
Já é tudo uma coisa só, é que muitos eletrodomésticos estão obsoletos.
Mas falta bem pouco, qualquer dia a tua geladeira vai te avisar que a Coca-Cola está acabando.
Postar um comentário