quarta-feira, 30 de abril de 2008

O Espetacular Thriller!


Eaí pessoal! E estou de volta para mais uma postagem, e hoje vou falar um pouco sobre o que um “simples” disco pode causar.
No inicio da década de 80, um jovem dava seus mais importantes passos em direção ao que pode se chamar de espetáculo musical, onde um Lp (CD) atingiria um enorme sucesso, sendo comercializado em várias partes do mundo. Na época o jovem cantor Michael Jackson, lançou o disco que se tornaria o mais vendido de todos os tempos, mais de 100 milhões de cópias, marca não superada até hoje.

O sucesso explosivo de Thriller foi algo não atingido por nenhum outro artista, além disso, a obra contribuiu em algumas mudanças no cenário fonográfico, quebrando barreiras culturais, e firmando uma interação espetacular entre sociedades, pessoas de todas as partes do mundo tinham ou queriam um exemplar, além da turnê do cantor passar por vários lugares conservadores que não resistiram o a mania Thriller.


Todas as músicas foram sucessos, porém acredito que o marco desse Lp foi o grande, inesquecível e incomparável vídeo clipe da musica que intitula o disco Thriller, pois com isso Michael Jackson conseguiu inovar na maneira de fazer clipes e transformá-los em sensação.Além disso, ele gerou estilo seguido até hoje em dias por seus “genéricos “. A imagem do vídeo clipe é marcante, quem ouve a música logo lembra do vídeo, e durante todos esse anos ambos são lembrados e usados como referências na indústria musical.

Mesmo buscando o sucesso, acho que até mesmo os criadores desse fenômeno se surpreendeu com a força do disco e do vídeo.Thriller conseguiu o que nenhum outro disco conseguiu, recordes não superados, quebrar barreiras culturais e socias, inovar na arte de fazer vídeo clipes, e abrir as portas da indústria fonográfica para seus seguidores, e claro que a jaqueta vermelha e a marcante coreografia do video clipe Thriller, ajudou a criar esse grande espetáculo musical.

Bem há quem continua gostando, quem já dançou na frente da TV e não dança mais, e quem não gosta, e com certeza mesmo quem não gosta já ouviu falar do fenômeno Thriller que virou mania mundial nos anos 80 e que ainda tem seus seguidores até os dias atuais.

Eu juro que tentei colocar o clip aqui, apenas para que vocês pudessem apertar o "play" e pronto. Mas todos os vídeos do youtube que eu encontrei, estão bloqueados para "incorporar", então, aqui segue o link: http://br.youtube.com/watch?v=AtyJbIOZjS8

São mais de 13 minutos de pura lembrança! Divirtam-se.

Por hoje é só, e até a próxima!!!!!

Por: Tiago Silva

domingo, 27 de abril de 2008

A Evolução dos Games!


É só fechar os olhos e fica fácil lembrar dos lançamentos tecnológicos. Nos anos 80, o sonho de todo garoto era ganhar um Atari e passar horas e horas jogando asteróides e enduro (sessão nostalgia). Não foi diferente com os novos vídeo games que foram surgindo...Master Sistem, Mega Drive e Nintendo, Playstation e Dreamcast, e a coisa foi só evoluindo até chegarmos a guerra do “eu sou o melhor” com as novas plataformas do mercado...Playstation 3, Nintendo Wii e XBOX 360!

Esse exemplo dos vídeo games me permitem tentar mostrar até onde quero chegar. Perceba que se por um acaso você quiser jogar um game de qualquer uma dessas plataformas acima, terá que comprar o aparelho e adquirir o jogo... É mais que obvio né? Acho que não! Já faz algumas semanas que temos falado (e muito) sobre hibridização e convergência, e é mais ou menos sobre isso que gostaria de falar. É só pensar que as mídias se juntam, se cruzam, e é ai que nos deparamos com os tais emuladores que rodam nos bons e velhos computadores (onde se junta tudo)! O que é um emulador? Ok, os emuladores são programas que simulam um vídeo game propriamente dito! Usa-se fita ou Cd nisso aí? Nem um dos dois! Basta fazer o download de um ROM, e jogar! O que é um ROM? ROMs são arquivos que contem os jogos. É tão legal e tão estranho ao mesmo tempo pensar que você pode ter todos os vídeo games no se computador né?!?!?!


Sem dúvidas, os vídeo games podem nos trazer sensações incríveis de prazer, adrenalina, relaxamento e entretenimento! Meu colega Eduardo, parceiro de blog, me disse uma vez que se sente realizado ao pilotar um Ford GT na telinha da Tv com seu PS2, dizendo também que não sabe se um dia terá essa sensação na vida real. Isso ilustra bem a sensação que um vídeo game traz. Eu chego a comparar o vídeo game ao cinema, onde você realiza seus sonhos mais difíceis ou até mesmo impossíveis na vida real. Você pode tudo, como pilotar seu carrão “tunado” à 200km p / hora, no meio de Nova York, ou cair no meio do Vietnã de pára-quedas pronto pra atirar em dezenas de inimigos, ou estar na pele dos maiores craques de futebol do mundo, jogando finais de campeonatos emocionantes... Enfim você viaja ao redor do mundo sem sair do sofá (ou da cadeira do seu computador).

Os jogos evoluíram muito com o passar do tempo e hoje são capazes de simular a vida real com uma fidelidade incrível... E a interatividade não fica fora do papo! Podemos usar nossos computadores e algums vídeo games pra jogar on-line, ou seja, interação total com outros jogadores no mundo todo.

O que falta inventar agora? Sinceramente, tenho dificuldades em imaginar um vídeo game que traga jogos mais reais do que alguns que encontramos por ai. E os computadores, continuarão à fazer essa hibridização toda? Acho que sim, afinal de contas, vídeo game é só uma das dezenas de coisas que o computador é. Agora eu to ansioso pra saber os jogos que o I-Phone vai trazer, e vou ficar confuso ao tentar comparar os gráficos primários do Atari, com os jogos de ultima geração do I-Phone...(é verdade, o I-phone tem jogos também).

Enquanto eu não descubro que sou um avatar de um jogo desses por ai, vou jogando meus joguinhos favoritos. Paro por aqui e volto depois, (esse lance dos games me deu uma nova idéia). Um abraço pra quem leu até aqui e dá uma olhadinha no vídeo que fala sobre a evolução dos games ok...Até logo e HADOUKEN!!!!!

Por: Marcio Lima


sexta-feira, 25 de abril de 2008

É JOGO DOS ACERTOS

Eu não tenho culpa que o padre Aderli de Carli pirou, e a bordo de centenas de balões de festa ¨subiu aos céus, e está sentado a direita de Deus todo poderoso¨ (Oração do Credo). Mas a viagem do sacerdote a Prudentópolis (olha a ironia Prudentópolis... entendeu?), era uma tragédia anunciada. Obvio que deu tudo errado e o servo voador de Deus desapareceu.
Imediatamente surgiram piadas e comentários jocosos, mas o mais interessante que eu vi, foram essas montagens com imagens de filmes fazendo referência ao assunto. Então a brincadeira é a seguinte: quantos conceitos de Comunicação Comparada estão presentes nas imagens abaixo?







Participem, e deixem nos comentários uma lista com os Conceitos de Comunicação encontrados.



Fontes: Bíblia Sagrada, Oração do Credo
http://www.chongas.net/chongas/2008/04/24/a-onda-de-aderli-de-carli-o-padre-voador/



Eduardo Guerrero

Um século que acaba de nascer - Parte 2


Certo dia nosso Prof. Marcio Rodrigo passou o filme, Nós que aqui estamos por vóz Esperamos de (Marcelo Masagão) ,um filme que trás imagens do século 20 aliados a uma trilha poderosa de (Wim Mertens), junto a isso ele nos questionou quais seriam as imagens deste século 21, sendo assim eu tentei produzir o que eu ousaria dizer que é o hibrido do filme de Marcelo Masagão, o video acima tem como objetivo ilustrar quais são as imagens marcantes deste século que acaba de nascer, Nosso século 21.

Ass. Anderson Prado

quinta-feira, 24 de abril de 2008

MAGIA QUE ATRAI...

Seria engraçado dizer que a Nike não vende chuteiras, bolas e material esportivo? Mas, afirmo que é isso mesmo e mais sem medo de errar. Agora vamos as explicações, a propaganda acima é praticamente um filme chamado "A missão" e não simplesmente uma propaganda onde mostram as chuteiras e explicam como são macias. Um outro detalhe interessante é que em nenhum momento aparece o nome NIKE, devido ao grande poder da marca.

Pois bem, a Nike vende o status de ter um produto Nike, confuso não é? Calma a coisa vai ficar clara, o público alvo da marca são homens da adolescência até a idade adulta que gostem de esportes. Todo homem que gosta de esportes já se imaginou como um grande jogador, fazendo grandes lances e levantando torcidas.

Agora juntem esse raciocínio com o conceito de escopofilia (pulsão de tornar o mundo em objeto imagético, erotismo de olhar fixo e curioso – Arlindo Machado) e o conceito de punctum (é o ponto que nos atrai em uma imagem – Roland Barthes) e agora bingo !!!

A Nike brinca com a escopofilia ao tornar os sonhos da maioria dos homens em filme, nos fornece o punctum que varia de acordo com a percepção de cada um mas, que pode ser a grandes jogadas, o cenário etc. E por fim, nos proporciona um belo espetáculo visual que nos enche os olhos.

Engraçado a gente compra um produto Nike pelo que ele representa e não pelo que ele é realmente. Eu estou indo comprar o meu...


Abraço,

Felipe Gomes Lázaro.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Tudo que podemos imaginar, de fato, está interligado a alguma coisa. Um exemplo está na construção das coisas ou até mesmo na evolução, ou seja, um aparelho celular, que é tão usado hoje, com tanta tecnologia, é uma evolução do aparelho de telefone convencional, que quase todos têm em casa, que conseqüentemente veio do telégrafo e assim por diante. Mas não para por aí, hoje com um pequeno aparelho celular, podemos nos conectar a internet, sintonizar uma estação de rádio ou até mesmo uma emissora de TV e, toda essa inter-relação, é o que chamamos de convergência.

A internet, que antes era tão distante, atualmente está bem próxima, até mesmo das classes sociais mais baixas. A internet é o auge da convergência. Com internet, temos uma biblioteca, supermercado, banco, infinitas lojas on-line para atender as nossas necessidades, podemos, por exemplo, presentear uma pessoa distante sem precisar ir até a ela. Falando de mídia, com internet, temos acesso a TV, a rádio e o jornal. Podemos nos comunicar por e-mail, mensagens instantâneas, telefone, por meio do Skype ou até mesmo, por meio de portais como Orkut.

O Orkut atualmente é “febre mundial”. Muito mais do que se comunicar por meio de mensagens, o Orkut é o espaço para escrever o que pensamos, para fazer a nossa biografia, compartilhar fotos, vídeos, ele é usado até para propaganda.

Virtualmente falando, a convergência também está presente nos meio de comunicação virtual. Na imagem abaixo temos uma conversa, entre um casal, por meio de mensagens no Orkut, mensagem essa bem íntima, pois, relata um acontecimento sobre a vida sexual do casal. Esta mensagem, enviada pela mulher, deveria aparecer somente para o homem, ele, com muita raiva dela, resolveu expor esta mensagem para todos que visualizassem seu perfil e, alguém, para sacanear mais a mulher, “printou” a mensagem e enviou por e-mail para seus amigos, que conseqüentemente mandaram para todos seus amigos, ou seja, utilizaram os meios de comunicação virtual para transformar a discussão do casal em espetáculo.


Obs: clique nas imagens para ampliar


(Imagens recebidas por e-mail)



Certamente, mais do que entender o sentido de convergência virtual, com este caso, relatado acima, quem têm um perfil no Orkut ou em qualquer outro portal do gênero, vai pensar “duas vezes” antes de escrever uma mensagem.



Vilson Oliveira

segunda-feira, 21 de abril de 2008

It's Evolution, baby.

Depois de muito tempo, cá estou eu de volta. E na ultima aula o nosso profº Márcio Rodrigo fez um feedback reclamando a falta de imagens nos blogs (feedback esse que vem surtindo um enorme efeito entre os blogs). Quando foi falado em imagem começei a refletir sobre as aulas anteriores e de que forma traduzir por meio da imagem as mudanças , avanços tecnológicos e comportamentais e hibridizações provocados pela ação do homem . Eis que um click surgiu a idéia de postar o vídeo clipe "Do the evolution" do Pearl Jam.Que além de muito bem - feito, ele sintetiza muito bem o que vem sendo dito nas aulas de comunicação comparada.



Diogo Paixão

A Globo caiu na tentação!!!




O caso Isabella Nardoni é o caso de maior repercussão da Imprensa brasileira no momento por todo o país. Todos sabem que a impressa está fazendo dessa desgraça, um grandioso espetáculo. Mas ontem, assistindo ao programa Fantástico na Rede Globo, me surpreendi com a que seja talvez, a entrevista mais cobiçada do momento: a do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Indiciados pela morte da menina Isabella, eles falaram em detalhes sobre o que eles estão passando no momento.

Foi aí que parei e pensei: por que eles decidiram se defender e falar na Globo e, ainda mais, no Fantástico??? Sabemos que a Record, a Band e a Rede TV são as emissoras que mais estão falando sobre o caso e fazendo dele um grande espetáculo, como já citado no post “O ESPETÁCULO E A MÍDIA”, escrito pelo meu amigo Felipe Gomes.

Com certeza a intenção do casal foi atingir o maior número de pessoas possível, uma vez que a média de Ibope da Record, Band, e Rede TV estão bem abaixo em relação à poderosa Rede Globo. Além disso, o Fantástico é transmitido aos domingos em horário nobre. Nesse momento, pouquíssimas pessoas no país estão trabalhando e sim, deitados na cama com a TV ligada. Foi uma grande estratégia para o casal a de se defender e tentar mudar a opinião da população, usando um dos principais programas do Brasil.

Pude ter um exemplo do efeito que tal entrevista causou: minha mãe tinha certeza que o casal era culpado e, depois que ela assistiu a entrevista, viu o choro do pai e principalmente da madrasta, ela ficou no mínimo confusa com relação à opinião que tinha. Agora está em duvida se realmente o casal é culpado (Bingo!).

Também não posso deixar de dizer que a Globo, por ter todo esse poder, fez dessa entrevista um grande espetáculo, alterando até mesmo sua programação normal, tirando quadros tradicionais, para ter mais tempo para exibir a entrevista que ficou no ar por um bom tempo.

De uma maneira geral, vejo que o casal se aproveitou da Globo e a Globo se aproveitou da situação apenas para aumentar um pouco mais os seus pontinhos no Ibope. Seria uma "troca justa", se uma tragédia não tivesse tão em evidência. O que vocês acham sobre isso tudo???

Deixo essa pergunta em aberto. Valeu pessoal até a próxima.

Wellington Anthony Stringhi

sábado, 19 de abril de 2008

A Poderosa Arma!




Muito boa noite! E para todos que estão ligados no blog, aqui vai mais um texto sobre...



No rádio começou a “incomodar”, dando sinal de bom negocio, atraiu um novo público e em pouco tempo ganhou ouvintes fieis que seguem suas histórias até os dias de hoje.Caracterizada por utilizar enredos de fácil aceitação pelo público, como história de amor, conflitos familiares e sociais, conseguiu uma boa repercussão no rádio, mas logo foi adaptada para um outro meio, a TV, ganhando um reforço importante e inovador, a imagem.

No inicio sua transmissão não era diária, mas com a chegada da Indústria Cultural, iniciou-se um forte investimento comercial, causando mudanças, e 2-5499 ocupado (1963) deu inicio a essa nova fase, sendo transmitida diariamente. Logo depois a emocionante história em “O Direito de Nascer” (1964), marcou definitivamente a ascensão do gênero, mas diferente do seu formato inicial, encontrou sua linguagem própria, com o “jeitinho” tipicamente brasileiro na maneira de retratar assuntos mais próximos da realidade das pessoas, e Beto Rockfeller (1968) da TV Tupi, provou isso.

No ano seguinte, o sucesso “Véu de Noiva” TV Globo, foi adaptada para a TV, por Janete Clair, que já tinha escrito a mesma história para Rádio Nacional, conseguindo uma grande repercussão. Após esses sucessos, claro que o investimento aumentou, a comercialização do produto tomou novos rumos e o principal, a interação com o publico tornou-se cada vez maior. Quanto mais drama, romance, segredos e problemas sociais, as histórias cativavam as pessoas, que no inicio tinha como publico fiel a mulher, e com o passar do tempo acabou desapertando o interesse masculino.

Seus autores ou narradores tem sua forma de escrever, a sua maneira de surpreender o público, alguns com suspense e segredos que despertam curiosidades, outros retratando os problemas sociais que prendem a atenção do telespectador até o final. Com um novo reforço, a cor, “O Bem Amado” (1973) Dias Gomes, mostrou a que veio, se consagrando, tornando-se uma história inesquecível, além disso, as histórias tornaram-se mais populares, com uma linguagem mais próxima do povo. Como uma fonte de lucro para Indústria Cultural, lançou moda, formou opiniões, discutiu temas polêmicos, sempre interagindo com o público, que tem o poder de decidir o destino da trama. Essas narrações já foram feitas de várias maneira, utilizando a foto, o som , mas foi na TV com a soma de todas essa formas e mais a imagem e cor, que se tornou paixão nacional.

Serve como um espaço para a exposição dos problemas do país, seus textos tratam de acontecimentos sociais de uma maneira fictícia, exemplos como a corrupção política, pré- conceito social, racial, a violência, enfim tudo que atinge as pessoas e que de certa forma está ligada ao país.Porém serve também como fonte lucrativa para empresários que a vê como um forte produto comercial.Nos anos 80, as narrativas Roque Santeiro” (1985) e “Vale Tudo” (1988), ambas representando o contemporâneo, deu inicio a uma nova fase, deixando historias restritas ao universo feminino para as que lideravam com questões políticas e sociais, conseguindo uma repercussão jamais superada ate os dias atuais.

Mas outras obras também chamaram a atenção do pais, como Pantanal (1990), e ate mesmo remakes, ou melhor, uma adaptação de obras, como “ Mulheres de Areia” (1993) e “A Viagem” (1994), e nos anos seguintes não seria diferente, novas histórias e até mesmo adaptações de livros, conseguiu atrair o telespectador e manter o seu sucesso, como o suspense genial de “A Próxima Vitima” (1995), “ O Rei do Gado” (1996), " Xica da Silva" (1996), Laços de Família (2000) , “ O Cravo e a Rosa” (2000), “ Celebridade” (2003), “ Da Cor do Pecado” (2004), “Senhora do Destino”( 2004),entre outras.

Considerada como produto cultural e até mesmo paixão nacional, ela criou conceitos, gerou opiniões, discussões, polemizou, ditou modas, gerou investimentos publicitários, e até hoje é uma fonte lucrativa para a Indústria Cultural, mas acima de tudo tem um grande poder de comunicação e proporcionou uma forte interação com a sociedade, e essa poderosa arma da TV, que há anos vem sendo usada, garantindo e mantendo seu espaço firme e forte na programação das principais emissoras do país, é a Novela.

Por hoje é só, a todos uma boa noite e um execlente domingo!

Por: Tiago Silva

Isso não é um clipe




Para entender a mensagem, tem que assistir até o final. Depois é só pensar um pouco. Não preciso explicar muita coisa.

Eduardo Guerrero

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pela Internet...

A Internet é verdadeiramente “um bordel sem paredes” penso que a “rede” dá uma certa liberdade como também nos acorrenta virtualmente. Estamos na era digital, onde ocorrem mudanças significativas que alteram a nossa relação com o mundo diariamente, seja no trabalho ou até mesmo em nossas casas.

Para vivermos no mundo da web é necessário que estejamos sempre ligados à intensa informatização dos meios e ferramentas, um bom exemplo é o da (Web 2.0) feita inteiramente com a colaboração e produção de conteúdo dos usuários e internautas.

E inevitável não comentar sobre a enorme expansão das culturas de diferentes paises por conta dá web, dá para conhecer o mundo inteiro através de alguns cliques, isso sem duvida acabou acelerando o poder de comunicação e dos serviços de socialização que estão presentes em toda a Internet. Como no caso do site de relacionamentos (Orkut), que vem fazendo mais sucesso com os brasileiros do que com entre americanos.

Lembrando que recentemente o site (Orkut) teve alguns álbuns de usuários investigados sob alegação de combate a pedofilia, imaginem só quanta gente faz mal uso do serviço e acaba ficando impune por ai. Meus caros devemos tomar cuidado com a ação de hackers por toda rede, principalmente no seu Internet banking e na venda de produtos mirabolantes com preços lá em baixo encontrados em lojas virtuais.

Veja lado bom da Internet, na comodidade do seu lar assista aos vídeos que bombam no mundo inteiro no You Tube, ou monte um Blog e exponha suas idéias.

Lembrando que Internet vicia sim!! Existem pessoas que fazem tratamentos porque não conseguem se desconectar e ter uma vida normal, acabam tendo só vida virtual.

Por falar em vida virtual temos ai o (Second Life) que simula a vida humana em diversos aspectos, permitindo ao usuário assumir uma "personalidade virtual" chamada de (Avatar) convivendo com outros avatares imitando o mundo real.

É tanto atrativo virtual, botão ali, função de lá, e para facilitar na maioria das vezes tudo em inglês, procura um dicionário no (Google) que ele traduz tudinho, inclusive dá para pesquisar trabalho de faculdade eu disse somente pesquisar ...rsss!! Falando sério saiba usufruir da melhor maneira possível o que a "rede" tem a oferecer.

Bom como a Internet é um assunto pra lá de abrangente a seguir tem um vídeo de Gilberto Gil com a musica (Pela Internet) que demonstra todo esse universo,espero que gostem!!! até logo mais!!!





Por: Jacqueline Souza

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Bombardeio Cultural...


Nossa...E o celular toca às 7 da manhã, é isso mesmo o celular tem essa função também, anunciando a hora de levantar. Mas, todos nós sabemos bem que aquela história dos 5 minutinhos não rolam, pois o melhor é levantar logo pra criar disposição. Vamos levantar da cama, escovar os dentes por que quero comer Corn Flakes hoje!

Hoje o dia promete, vou colocar meu Nike (isso é um Nike!), minha calça Jeans e minha camiseta Pool, pra ir pra trabalhar, e o melhor de tudo é que meu pai me emprestou o carro hoje, e eu adoro o design desse carro! Mas o que me preocupa é o trânsito que vou pegar hoje...Pois vou sair bem na hora do Rush! Tudo bem, sou paulistano, estou acostumado a isso todo dia, e quando chegar atrasado ao trabalho vou ligar meu notebook, e fazer meu log in no Messenger, por que terei que fazer meu trabalho em grupo on line...É a falta de tempo né...A propósito o que vou comer hoje na hora do almoço? Talvez seja um Sushi no Ho´s Bar, ou talvez eu passe no Drive Thru do McDonald´s, pra comprar um big mac com milkshake de morango, pois na correria de hoje só fastfood mesmo!

Depois do almoço, vou tentar trabalhar mais rápido pra ver se saio mais cedo, pra tentar ir pra casa resolver meus assuntos acadêmicos! Meus colegas de trabalho que me perdoem, mas hoje não tem Happy Hour, e o Drink com a galera só amanhã!

Se eu conseguir chegar mais cedo em casa vou resolver um problema no meu Pc, pois meu Spyware não detectou um vírus, que gerou um boot no meu computador, e apagou todos os arquivos do hardware. Minha sorte é que fiz um Back Up e ta tudo salvo exceto alguns softwares que eu ainda preciso fazer o download...Se não der tempo de arrumar meu PC eu passo numa lan house...

Ai depois disso tudo vou pra faculdade, estudar um pouco de comunicação comparada, e to ansioso pra combinar com meus colegas para sairmos na sexta, agora só não sei se sugiro um cinema no Shopping Center ou uma baladinha Trash...Bom, acho melhor um Shopping mesmo porque além de cinema podemos, comer um hambúrguer ou um Hot dog, e pegar as ofertas de 50% off da M. Officer!

Já to até vendo, mesmo chegando cansado em casa vou ter muito que fazer. Tomar banho, e sentar no computador, meter a mãozona no mouse e começar a passar meus e-mails e viajar pelos sites em busca de algo pra dar CTRL C e CTRL V no google, para entregar pra minha professora de pesquisa!

O que eu mais queria agora era tirar um day off e pedir uma pizza no delivery, Tomar um Seven Up, ligar meu Play Station 2 e brincar com meus games...Vai um Residente Evil ai? E que tal ver um filme e delirar com os making of? Ou até mesmo sentar em frente a minha TV de madrugada só pra rir dos merchandisings ridículos...

É isso ai my dear, assim vou terminando mais um Post no Blog, e de cabeça quente pensando em quantas coisas estrangeiras lemos, dizemos e vivemos todo santo dia! Convergência de culturas? Vai saber...

Bom, mas eu to indo dormir um pouco...Amanhã tem mais Corn Flakes, Nike, McDonald´s, E-mail...Enfim...Um abraço a todos e deixa um comment! (rsrsrsrsrsr)

Por: Marcio Lima

terça-feira, 15 de abril de 2008

Um vazio chamado falta de idéias



Existem dias em que não conseguimos pensar em nada ,não conseguimos se quer formular uma idéia ou um questionamento sobre algo que nos incomodou , esses dias são os piores e hoje sem duvida é um dia desses.
Acabo de sair de mais uma aula de comunicação comparada onde nosso Prof. Marcio Rodrigo, costuma nos desafiar com questionamentos cada vez mais pertinentes ao meio em que nós, estudantes de Rádio e TV pretendemos viver. O mesmo diz que nós não seremos Radialistas mas sim produtores de áudio visual há há éeeeeeeeeeeeeeeeee .
Particularmente me sinto eufórico mas ao mesmo tempo aflito e vivo me questionando se estou no caminho, ou se serei mais um a fazer boas cópias ou se de fato farei ótimas adaptações.
A cada aula que assisto me sinto desafiado a fazer o melhor e usar todos os recursos que tenho e não tenho a minha disposição , para realizar algo “novo” ou como preferirem um hibrido com qualidade. A pergunta que deixo é a seguinte:
Nós do grupo Brisa de fato temos talento, disposição e digo mais capacidade de identificar os caminhos práticos que a teoria nos apresenta, ou ficaremos no limbo das boas intenções?
Antes de assinar este post eu queria pedir desculpas ao meu time por fazer este desabafo aqui no Liquidificador Psicodélico, pois este é um questionamento pessoal mas que pode servir de reflexão para a nossa equipe .

Ass. Anderson Prado

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Interpretando e Andando

Era de madrugada, eu estava de saco cheio de praticar as extensões do meu corpo jogando vídeo game, levantei e desliguei o aparelho peguei o controle remoto (outra extensão) e pus em um canal de tv qualquer, fui até a cozinha enchi um copo de coca-cola e me sentei novamente na frente da tv.

A Rita estava sentada na frente do computador e eu zapeava furiosamente (coisa que as mulheres não conseguem entender é como nós, homens, vemos televisão dessa maneira), quando algo muito interessante me fez parar por mais de cinco segundos em um canal qualquer.

Foi assim, como eu posso dizer, como se eu tivesse levado uma “porrada” na cara. O clip estava começando e tinha um solo de guitarra sendo tocado por Frank Zappa, até aí normal, eu ainda não tinha ligado os acordes à música, a introdução começa e surge um coral de vozes, que no vídeo é comandado por ninguém menos que Billie Holiday. E não é só isso: ouço a voz de Bono Vox, mas quem aparece na tela é.... “puta que o pariu amor, dá uma olhada nisso!!”... Louis Armstrong!

Foi assim que conhecemos o clip “Window in The Skies”, do grupo U2. Ainda sem reação a Rita senta ao meu lado e passamos a reconhecer ainda, muitos músicos que fazem até hoje parte do nosso repertório: Bob Marley, Louis Amstrong, David Bowie, Frank Sinatra (porra!), Nat King Cole, Sam Cooke (quem não lembra da abertura de Anos Incríveis?), Ozzy Osbourne, Nirvana (no acústico MTV), Paul McCartney (trecho tirado de um clip com os Beatles), Thom Yorke (Radiohead), Red Hot Chili Peppers, Elvis, Back, Elton John, Keith Richards, George Harrison, Jimmy Hendrix, Ray Charles, Sam Cook, Robert Plant, Tina Turner (novinha, até parece com a Rita Lee nos mutantes), James Brown, David Byrne, Jerry Lee Lewis (e toda sua loucura), Steve Wonder entre outros e para finalizar Frank Sinatra. Isto meus amiguinhos era um clip do U2.

Sabe aquela sensação “de que porra foi essa?” Então, foi assim que ficamos depois que passou o susto, então começamos a debater como esses caras conseguiram produzir tudo isso? Será que pegaram trechos com palavras chave e compuseram uma nova canção? Junto a isso como fazer para que as frases tivessem sentido quando fossem postas junto com o vídeo? E o lance da originalidade, como fica?

Foi depois de um bom tempo que compreendi que o que foi produzido ali foi uma obra original (mesmo misturando trechos de outros clips), o que é hibridização, com uma boa dose de escopofilia, afinal de contas todas aquelas imagens são uma “doidice” para os olhos e uma adaptação entre uma nova musica música e imagens recortadas com precisão, espetáculo, adaptadas a uma nova canção gerando uma nova interpretação.

Confuso?

Não muito mais do que nós dois naquela madrugada, juro que pensei que fosse o sono ou a coca-cola muito gelada. Mas chegamos à conclusão que era o cansaço, e que aquilo não tinha passado de uma alucinação coletiva e de muito bom gosto. Então fomos dormir o sono dos justos, pois quem sabe ao acordar algumas horas mais tarde, talvez não lembrássemos de nada.

Eduardo Guerrero

domingo, 13 de abril de 2008

O ESPETÁCULO E A MÍDIA

O que move a mídia? Uma palavra responde a essa pergunta e ela é: ibope. Com certeza, todos os meios de comunicação estão atrás do ibope, seja nos jornais, na TV e até no rádio. Lógico, todo comunicador quer convencer o seu expectador de algo, então a busca pela audiência é cada vez mais voraz e a principal arma utilizada é o espetáculo.

Por isso estamos falando há duas semanas sobre o caso Isabella Nardoni, menina de cinco anos que até outro dia ninguém conhecia a não ser os seus parentes e amigos. Para quem não se lembra, reforçando que eu duvido deste fato, Isabella caiu do alto do 6º andar do apartamento de seu pai no dia 29/04/2008 (sábado).

Sem sombra de dúvidas se trata de um caso chocante e que merece um esclarecimento, afinal, quem matou a menina e por quê? Agora é visível o grande show que estão fazendo em cima do fato, todos os programas falam da mesma coisa e com a desculpa do compromisso com a população.

Existe uma linha muito tênue entre fazer o espetáculo e apelar para o ridículo, no segundo caso se enquadram à maioria de nossos programas. Nesse momento só existe uma pauta para todos os programas, você liga a TV e encontra o Seu Geraldo Luís e o seu Balanço geral, que basicamente se concentra em espetáculo com notícias muito “importantes”, muda de novo e encontra a Dona Sônia Abrão que sempre está antenada na notícia do momento e se ficar até mais tarde encontra o bom e velho Datena que afirmou “é por isso que a Globo vai continuar em 1º lugar de audiência. É uma burrice sem tamanho continuar apostando nisso” em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Datena fez essa declaração alegando que está cansado de falar sobre a violência mas, também deve estar cansado do espetáculo e todo o alarde que tem que fazer em cima de cada notícia. Concordo que o fato deve ser coberto, porém, não acho que seja preciso a mídia investigar o caso, este trabalho não é da polícia? Aliás isso já foi feito anos atrás com o caso
“escola base”, no qual a mídia condenou os suspeitos e a justiça provou que eram inocentes.
O espetáculo em si não é ruim, o problema é se apoiar única e exclusivamente nisso, se aproveitando da morte de uma inocente para gerar dinheiro. Eu como estudante de Rádio e TV, acredito que existem outras fórmulas mais inteligentes.
Abraço a todos,
FELIPE GOMES LÁZARO

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Como concorrer???

Como está bem explícito no mundo aí fora, e muito bem explicado neste blog, as novas tecnologias não param de aparecer e crescer, bem como as tendências que aumentam ainda mais. E como todos já sabem que eu sou de família circense, explico que o circo é uma das artes mais antigas do mundo. Gostaria de tentar explicar nesse post uma relação interessante entre o mundo em que eu vivo e o quanto essas novas tecnologias mudam o mundo e as pessoas. O avanço se reflete diretamente nas artes mais antigas.

Percebam na foto acima que o circo onde trabalho está armado em volta de um lugar cheio de arvores, plantas, mato e muito verde. Você pode se perguntar: por que o circo estaria armado no meio do mato e não em volta de casas, edifícios e nos centros urbanos??? A resposta, para mim que vivo isso na pele, é bem clara. Explico.

O fato de o circo estar armado no centro de um lugar não populoso é uma estratégia nossa de “concorrer” com essas novas tecnologias. De seis anos para cá, nós percebemos que quando montávamos o circo em lugares mais populosos, nos centros ou nos bairros com milhares de casas em volta, o movimento de pessoas que se interessava em ir até o circo era muito pouco, e assim a renda do circo ficava muito baixa. E quando decidamos levar o circo para bairros ou cidades mais distantes dos centros, as pessoas se interessavam muito mais e o movimento chegava a ser de 80% melhor.

Isso acontece porque as pessoas que moram nos centros urbanos têm acesso muito mais rápido às novas tecnologias, logo, essas pessoas têm muitas opções como cinemas, shoppings, TV a cabo, Internet, vídeo games, etc, etc e etc. Desta Forma cria-se uma grande “concorrência” com o nosso espetáculo, diminuindo o interesse por uma arte milenar como o circo.

Então, a opção que nos sobra é montar o circo em lugares mais distantes, onde as pessoas têm pouco (ou nenhum) acesso às tecnologias pois moram muito distantes de shoppings, TV a cabo e ainda contam com um transporte público de difícil acesso. Dessa maneira, quando chegamos com o circo em lugares como esse (em que meu celular fica sempre sem rede), é uma grande novidade e algo de diferente na vida comum dessas pessoas. Assim elas se interessam em ir ao circo muito mais que o público dos centros urbanos.

Isso tudo prova que quando chega uma nova tecnologia, nossas vidas mudam em prol dela. Porque ir até o circo humilde do meu bairro, se eu posso ter o “Circo de Soleil” em alta definição no conforto do sofá de minha casa??? Então é mais ou menos assim que a coisa funciona: cada nova tecnologia se reflete diretamente na vida das pessoas, fazendo com que as mudem de opinião, hábito, ideologia e até na forma de se viver (santa preguiça, Batman!).

Bom galera, eu fico por aqui hoje... Ah e desculpem por ter envolvido novamente a minha vida circense nas postagens!!! Valeu Até a próxima.

Wellington Anthony Stringhi

A transmutação dos meios...

Muito boa noite! E aqui estou para dar continuidade aos assuntos abordados no blog, e nesta postagem irei comentar sobre os meios e suas novas formas de traduzir algo.

Atualmente vivemos em uma sociedade de informação, que tem como característica predominante uma forma veloz de transformação tecnológica, além do hibridismo nos meios de comunicação que é cada vez mais freqüente.
A evolução nos meios de comunicação trazem novas formas de traduzir e transmitir as mensagens, dando uma certa liberdade ao tradutor na sua forma de interpretar, por exemplo: Uma obra literária adaptada para um outro veículo (cinema, TV...), nada mais é que a transmutação ou tradução do conteúdo de um meio para o outro, porém trazendo algo novo e com o tradutor colocando sua interpretação.

Com a convergência dos meios de comunicação, a transmutação que é uma migração sígnica de um meio para o outro, tornou-se cada vez mais utilizada na comunicação, obras literárias virando novelas, filmes, peças de teatro, regravações de musicas sendo feitas a todo momento, porém nem sempre essas adaptações são fieis as obras originais, pois deve se levar em conta que a obra está sendo traduzida para um outro veículo, devendo apresentar novas estratégias. Isso acontece muito em traduções literárias para outros meios, pois dificilmente o tradutor segue o roteiro original, acaba acrescentando ou deixando de lado algo.

Grandes sucesso de bilheteria do cinema na maioria das vezes são adaptações de livros, que por sua vez não segue com fidelidade, as novelas também acabam se distanciando da história original do livro, criando novas historias e personagens par ganhar tempo e se manter durante nove meses no ar. Filmes brasileiros como “Cidade de Deus” e “ O Bicho de Sete Cabeças”, são transmutações, foram traduzidos do livro para o cinema, lembrando que toda trasnmutação é uma nova interpretação.

Bem por hoje é só, espero que vocês tenham gostado e continuem acompanhado o blog, que com certeza iremos transmutar ou traduzir ainda muita coisa...até a proxima e... tchau!!!!!

Por: Tiago Silva

segunda-feira, 7 de abril de 2008

2028...Aventuras no Tempo e no Espaço...


São Paulo, Hora Local...20:36...Data, 06 de Abril de 2028...Enfim, eu consegui fazer uma conexão com vocês queridos amigos! Sou eu Marcio, e estou mandando uma mensagem do meu spy x...(o que vcs chamariam ai de telefone celular...aff)...todo mundo tem um, mas acho que já tá ficando obsoleto, porque o pessoal já ta comprando o Spy X2 Oxigen...que tem 160GB ao invés dos meus ridiculos 100GB...enfim, como vai indo a vidinha hein galera? xxxxxxxxxxxxxx...(xxxx é nova moda em risada virtual aqui ok)...Não posso revelar muitas coisas sobre o futuro pra vc, por que se eu falar algo a mais do que o permitido, pode ocorrem uma alteração no fluxo do tempo e do espaço, logo, isso acarretaria em danos catastróficos. Bom, como vocês devem imaginar, eu estou com 42 aninhos e vocês também estão nessa faixa de idade...xxxxxxxxxxxxxxxx... A propósito, comprei uma EX Mach...(terceira evolução do que vcs chamam de maquina digital ai), ela tira fotos e projeta imagens holograficas em 5 Dimensões...afinal eu precisava de uma dessas...porque adoro tirar fotos! Bom, o Brasil é Hecta! a terceira guerra "quase" aconteceu mas não deu em nada...e os carros NÃO voam! só alguns...xxxxxxxxxx...E saiba que dois novos planeta foram descobertos, Beta 04 e Monizt...

Semana passada eu estava lembrando dos bons tempos de faculdade, lá no Imperio que levantamos...lembram do grupo Brisa? xxxxxxxxxxxxxx...Sim, virou uma empresa multibilionaria!todos vocês continuam aqui ok...xxxxxxx, a nossa querida SP tá mais poluida do que vocês vivem ai, o aquecimento global preocupa...5 graus mais quente do que em 2010...ta dificil...ei...tão me chamando pra gravar o Super Caçando Assunto sobre as olimpiadas de 2016...Mas antes de ir, gostaria de dizer uma coisa pra vocês: VIVER NO FUTURO NÃO É FÁCIL! pra vocês terem uma idéia, as viagens estão cada vez mais demoradas...cheguei a demorar insuportáveis 1 hora e meia daqui até a russia...mas o que posso fazer se o posto de teletransporte tá sempre lotado? A propósito...as viagens interplanetárias são carissimas...por isso nunca vou até marte comprar blinx...opa...acho que vocês não sabem o que é blinx né...bom, é uma um tipo de pedra preciosa rara, que gera 2 meses de energia elétrica com 1 grama de material. Semana passada eu comprei uma relíquia, paguei 17 mil dólares pra ter em minhas mãos uma versão exclusiva do I-phone de 2008, que deve ser uma grande novidade pra vocês. em 2020, os teclados dos computadore e os mouses foram extintos...agora usamos tudo por controle de voz! No caso dos bancos, usamos leitura da Íris dos nossos olhos pra realizarmos operações, com auxilio de comandos de voz. Em lugares mais atrasados usa-se o sistemas de toque das digitais...As Televisão aqui nem é mais digital...é pessima a qualidade digital...agora usamos o sistema de ultra B Transmission...e a imagem é tão boa que as vezes pula pra fora da televisão e sai andando pela casa...ufa...acho que já revelei até demais sobre o futuro...peço para que continuem a estudar muito, pois vocês vão longe...acreditem...bom...é isso ai...até logo...

Fechando conexão...

abraços virtuais a todos...

Por: Marcio Lima

domingo, 6 de abril de 2008

Um século que acaba de nascer


Século 21

Olá caros amigos do Liquidificador Psicodélico, aqui estou para falar sobre uma coisa que pouco paramos para pensar, o século 21 o nosso século.
A rotina do dia a dia é massacrante e com isso pouco pensamos em questões existenciais com por ex: Para onde vamos , De onde viemos etc.Uma bela noite em que eu estava na sala de aula aguardando meu caro Prof. Marcio Rodrigo, que naquele dia avia programado uma sessão de cinema para nossa turma de Rádio e TV, com o filme (Nós que aqui estamos Por vós Esperamos) um filme de Marcelo Masagão, é um documentário que traz as imagens mais marcantes do século 20 aliado as imagens o filme tem uma trilha sonora primorosa composta por Wim Mertens que emociona a qualquer um que assistir o filme ,que é altamente rocomendavel.
Bem mas nosso Prof. Marcio Rodrigo nos questionou “Quais seriam as imagens do século 21,” e eu diria Prematuro século 21 pois embora ele já tenha nos chocado com imagens diversas ele ainda é um recém nascido .Quando o Prof. Questionou a sala, algumas pessoas imediatamente levantaram mão e falaram do Word Trade Center no inesquecível 11 de setembro de 2001, que sem sombra de duvida é a imagem deste século ,já marcado pela intolerância dos homens, mas não é a única, e pode deixar de ser a imagem ícone de século pois como foi dito acima este século acaba de nascer sinto que veremos muita coisa ainda e quando (Nós que aqui estamos formos até aqueles que nos Esperam) será a vês de nossos filhos e netos documentarem os fatos e as imagens dos feito humanos deste século que insisto em dizer nem começou.
Bom eu fico por aqui desejando o melhor para todos nós neste século que promete ser decisivo para a humanidade.

Ass: Anderson Prado

Do Rascunho ao "Delete"

Os primeiros textos que escrevi devem ter uns vinte anos, e com certeza falavam sobre ¨A Vaca¨ ou ¨Minhas Férias¨, escritos à mão em uma letra quase ilegível.

Minha letra continua igual. Foram os meus primeiros passos.

Avançando um pouco mais no tempo, já pela quinta ou sexta série (na minha época era série) e já “letrados”, éramos bombardeados por cadernos de recordação ou cadernos de perguntas. Quem não se lembra daqueles caderninhos, sempre das meninas (por que menino macho não tinha essa frescura e o máximo que faziam era responder com um festival de absurdos)?

Eles (os cadernos) sempre começavam com a clássica pergunta: “qual seu nome inteiro?”, e tinham seqüência com perguntas do tipo: cor, música, cantor ou banda favoritos (as). Algumas que serviam para enriquecer o ego da dona do caderno como “o que você acha de mim?”, “deixe uma mensagem para mim” e, as mais ousadas, ainda se arriscavam a perguntar: “você é virgem?”, pergunta à qual todas as meninas respondiam com a clássica brincadeirinha “não, sou libra... escorpião, etc...”, mas os meninos, esses primatas, eram mais “sinceros” e já tinham “comido” metade da escola, todas as primas (que moram em outra cidade), algumas putas (endereço impossível de confirmar), a empregadinha da casa (na maioria dos casos, a responsável pela iniciação sexual e, lógico, não trabalha mais em casa) e se vacilar “...Tu Mamá Tambien”. Impressionante...

Eu respondi a pouquíssimos. Na grande maioria, os da minha irmã. Sempre fui gordinho e não era uma referência de “símbalo” sexual mirim. Mas o tempo, essa máquina de fazer monstros, transformou todos os “gatinhos” daquela geração em homens sérios, engravatados e mais gordos do que eu. Hoje eles estão bem diferentes, estão como posso dizer... Com a imagem um pouco distorcida!

Eu? Eu continuo sem muitas alterações. Fui redimido pelo tempo. Mas o tempo passa o tempo voa o Bamerindus já nem existe mais. Enquanto os heróis de outras gerações morriam de overdose, os meus morreram de AIDS e os poucos que existem hoje, talvez morram de depressão. Eles são tão tristes...

Mas é sempre assim: o passado é um lugar seguro. O presente é surpreendente.

Hoje minha folha de caderno é uma tela de computador, a minha letra não é mais horrível, tem um monte opções entre formas e cores, o caderninho de perguntas é o Orkut, e tem um monte de perguntas já respondidas e por incrível que pareça até os meninos tem o seu.

Quer mais? O que eu escrevo já não é mais sobre a vaca (embora tenha tentado), mudou também o lugar onde os textos ficam, não é mais um caderno com carimbos de “carinha” feliz ou triste. Agora ponho tudo em um Blog, e o professor corrige a lição de casa no conforto de seu lar. Minhas lições podem ser vistas por qualquer curioso de plantão. Quer um exemplo?

Se você “jogar” no Google uma pesquisa com as palavras-chave “Liquidificador Psicodélico”, o Blog vai aparecer como os quatro primeiros resultados na busca. O Brisa Brasil é o primeiro (pelo menos o Google sabe reconhecer a ordem cronológica das coisas e relaciona primeiro o embrião dessa parafernália toda).

Porém, não vou aqui questionar o Google, pois isso eu já fiz em minha última postagem. Minha intenção é apenas dar meu ponto de vista sobre como a Globalização modificou a relação tempo e espaço na prática da educação ou até mesmo nas pequenas brincadeiras e manias humanas. Achar a resposta de um amigo ficou bem mais fácil e rápido. Entregar as lições também. Já não sentimos por tanto tempo a ansiedade de receber cartas, recados, bilhetes ou o boletim. Tudo é muito mais fácil!

E parafraseando o professor Márcio “as coisas só tendem a piorar”. O Governo já começou, por exemplo, a pôr em prática o projeto de inclusão digital nas escolas públicas, que oferece além das salas de computação já “tradicionais”, laptops individuais para cada aluno matriculado. Os cadernos realmente parecem caminhar rumo à aposentadoria.

Por fim, apesar de tantas facilidades que envolvem os dias atuais, ainda dou razão ao que diz meu amigo Victor Piva: “nada substitui o contato físico”. Ainda quero responder a alguns cadernos de pergunta, assim como também quero ganhar “carimbinhos” do professor quando eu for um aluno exemplar... Ou não.

Eduardo Guerrero

sexta-feira, 4 de abril de 2008

HIBRIDIZAÇÃO NA PRÁTICA




Em 29/08/1958, na cidade de Gary (Indiana - EUA) nascia Michael Joseph Jackson, sétimo filho da família Jackson que ainda teve mais dois filhos. Michael desde cedo já demonstrava talento pois, aos cinco anos de idade já liderava o conjunto Jackson 5, formado por ele e por seus irmãos.

Em 1979, lançou seu primeiro álbum solo “Of the Wall” que surpreendeu a todos com sua mistura de black music e disco, rapidamente se tornou o disco black mais vendido da história, a partir daí o sucesso foi inevitável. Ganhou seu primeiro Grammy e teve quatro músicas deste álbum entre as 10 mais tocadas dos EUA e Reino Unido.

Em 1982, lança seu grande sucesso o álbum Thriller, que até hoje é o álbum mais vendido com 104 milhões de cópias vendidas. Foi um marco tanto na música, como dança, na moda e na televisão. Também venceu o preconceito racial, pois foi o primeiro negro a ter um clipe na MTV (Billy Jean). No lançamento de Thriller apresentou ao público o passo de costas, que ele chamou de "Moonwalk" (algo como "andando na lua").

Depois se seguiram mais três álbuns: Bad (1987), Dangerous (1991) e Invincible (2001), diversas coletâneas, biografia, filme e alguns escândalos também. Esse é Michael Jackson – cantor, compositor, produtor, diretor, dançarino e instrumentista – que inclusive recentemente lançou um álbum em comemoração aos 25 anos de Thriller. Esse é o rei do pop.


Justin Randall Timberlake nasceu 31/01/1981 em Memphis (Tennessee - EUA), teve uma infância tranquila. Em 1993 entrou para Mickey Mouse Club, onde trabalhou com Britney Spears, Christina Aguilera e JC Chasez.

Em 1995 com fim do programa funda o grupo NSYNC, com o amigo JC Chasez, a boy band é um sucesso e por onde passa carrega multidões. Com seus 50 milhões de discos vendidos à banda resolve dar um tempo em 2002 e Justin resolve seguir carreira solo.

Lança dois álbuns: Justified (2002) e FutureSex/LoveSounds (2006), ganha muitos prêmios com suas músicas, se lança como ator, tem várias participações especiais em seus discos e ainda tem a sua própria produtora “JayTee Records”. Esse é Justin Timberlake –


Agora pensemos, porque eu falei tanto sobre esses dois nomes do pop ? Isso é fácil responder, se trata de um caso de pura hibridização afinal, o Srº Justin dança do jeito que dança por causa do tio Michael. Fico até imaginando o pequeno Timberlake olhando os passos de Michael e tentando imitar.

A semelhança não está só na dança mas também nos clipes, repare como Thriller (Michael) e What Goes Around.../...Comes Around (Justin) são parecidos, não no conteúdo mas, ambos parecem filmes são mais que um simples videoclipe, tem uma história. Justin Timberlake é o Michael hibridizado.

Claro que Jackson é e sempre será o Rei do pop, por outro lado Justin desponta como grande sucessor de seu mestre e assim a gente vai vendo que a hibridização está em tudo.


Abraço a todos,

Felipe Gomes Lázaro